FRANCA BASQUETE

Tuesday, February 27, 2007

Franca vai recuperar má fase contra o Iguaçu


UNIMED/FRANCA BC RECEBE O IGUAÇU NESTA QUARTA PELO NACIONAL27/2/2007 - 20:00


A 14ª semana do Campeonato Nacional Masculino 2006/2007 prossegue nesta quarta-feira (28 de fevereiro) com Unimed/Franca BC (SP) x Iguaçu Basquete (RJ), mo ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca/SP (20h00 de Brasília). O clube paulista está em quinto lugar com 63.6% de aproveitamento em 11 jogos (07 vitórias e 04 derrotas). A equipe carioca é a décima segunda colocada com 10% em dez partidas (uma vitória e 09 derrotas) e vem de duas derrotas para Paulistano e Minas Tênis."Precisamos vencer para nos recuperar das últimas três derrotas e voltar a figurar entre os quatro primeiros colocados. Na partida contra Rio Claro, na segunda-feira, falhamos principalmente na parte ofensiva. Além do baixo aproveitamento nos arremessos, perdemos algumas bolas que não podíamos. Vamos trabalhar para melhorar isso e voltar a ganhar", disse o armador Helinho (foto), do Unimed/Franca BC, que é o quarto melhor nas assistências com a média de 5.7 e 63 no total.

Monday, February 26, 2007

Franca prepara o espetáculo!!!!!!!!


O Unimed/Franca BC está cuidando dos últimos detalhes para receber a disputa do Grupo C da fase inicial da 11a edição da Liga Sul-americana de Clubes – 2007, que será disputada entre os duas 02 e 04 de março, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). A diretoria encabeçada pelo presidente Paulo Silas de Carvalho está trabalhando arduamente para receber bem as delegações e autoridades, além dos torcedores, que assistirão a mais este importante evento internacional. “Temos o objetivo de vencer para dar alegria aos nossos torcedores, e também entrar com a vantagem de fazer mais jogos em casa na fase do playoff”, relata o dirigente, salientando que há dez anos a cidade não recebia uma competição internacional. "Fazer eventos de alto nível e receber dignamente os visitantes já é uma marca do Unimed/Franca BC. E, nesta etapa inicial da Liga Sul-americana não será diferente", complementa Marco Baptista, diretor da equipe francana. A tabela de jogos do Grupo C da fase inicial da Liga Sul-americana já foi definida e o Unimed/Franca BC estréia contra o Santo Jose, do Paraguai, no dia 02 de março (sexta-feira), às 21h00. No dia 03 de março (sábado), os comandados de Hélio Rubens Garcia encaram o Gatos de Monagas, da Venezuela, às 21h00. Por fim, no dia 04 de março (domingo), quando acontece a rodada final, o Unimed/Franca BC encara o Malvín, do Uruguai, também com horário a ser definido. Jogos
02 de março de 2007 (sexta-feira)
Gatos de Monagas x Malvín
Unimed/Franca BC x San Jose
03 de março de 2007 (sábado)
Malvín x San Jose
Unimed/Franca BC x Gatos de Monagas
04 de março de 2007 (domingo)
San Jose x Gatos de Monagas
Unimed/Franca BC x Malvín

Thursday, February 22, 2007

Diretoria do Unimed/Franca BC encaminha carta à diretoria da CBB



A diretoria do Unimed/Franca BC enviou uma carta à diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com referência ao Campeonato Nacional Masculino - 2006. Confira na íntegra:


Ilustríssimo Senhor


GERASIME NICOLAS BOZIKIS


MD PRESIDENTE


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL


RIO DE JANEIRO – RJ


Ilmo Sr. Presidente,


Ref.: Título de campeão do Campeonato Nacional de Basquete 2006


É do conhecimento público que o 17º Campeonato Nacional de Basquete - 2006 deixou de chegar ao seu final em razão de determinação judicial expedida nos autos do Agravo de Instrumento nº 2006.002.09666, interposto pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC), junto ao Egrégio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.


Como é também do conhecimento de Vossa Senhoria, a agravante, na condição de mantenedora da equipe UNIVERSO/BRB/DF, julgou-se prejudicada na derrota sofrida para a equipe TELEMAR/RIO DE JANEIRO, pois esta teria utilizado irregularmente o atleta “Arnaldinho”, uma vez que este não teria sido regularmente inscrito, a tempo de disputar o HEXAGONAL SEMIFINAL, realizado em Franca, no mês de maio de 2006.


Uma vez que “Arnaldinho” disputou o HEXAGONAL amparado em medida liminar, concedida pela excelentíssima Juíza da 46ª Vara Cível do Rio de Janeiro, a Associação Salgado de Oliveira interpôs o citado Agravo de Instrumento contra a referida liminar, obtendo o desejado efeito suspensivo, que implicou na interrupção da disputa das finais entre FRANCA BASQUETE (1º colocado no Hexagonal) e COC/RIBEIRÃO PRETO (2º colocado).


A situação permaneceu a mesma, desde então, no aguardo da decisão definitiva da Colenda 4ª Turma do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no Agravo de Instrumento 2006.002.09666.


Tal julgamento ocorreu na Sessão do dia 13 de dezembro de 2006, sendo que o respectivo acórdão foi publicado no último dia 08 de fevereiro (p. 34/35 do D.O.), tendo a Colenda 4ª Turma do TJ-RJ dado provimento ao Agravo de Instrumento, mas tão somente para efeito de revogar a decisão agravada, ou seja, para tornar sem efeito a liminar que havia autorizado a participação do jogador “Arnaldinho” no Hexagonal realizado em Franca.


O acórdão é expresso ao dizer que não declara a nulidade da partida entre UNIVERSO/BRB/DF e TELEMAR/RIO DE JANEIRO, conforme a transcrição do seguinte trecho:


“Impõe-se, portanto, o provimento do agravo de instrumento para reformar a decisão agravada. As conseqüências dessa decisão se irradiarão na esfera jurídica dos participantes do campeonato na dependência da situação de cada um. Não é possível declarar a nulidade da partida como requerido nas razões recursais. Somente a decisão agravada pode ser objeto de deliberação por este colegiado”.


Percebe-se, a toda evidência, que o acórdão não interferiu no resultado do jogo em questão, limitando-se, apenas, a revogar a liminar concedida ao TELEMAR/RIO DE JANEIRO para a utilização do jogador “Arnaldinho”, o que tornou irregular a utilização deste atleta no Hexagonal – tendo atuado, no caso, contra todas as equipes participantes.


Agindo assim, a eminente Corte de Justiça nada mais fez do que observar a legislação em vigor, especificamente, o art. 214 e parágrafos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (aprovado pela Resolução CNE n. 01, de 23 de dezembro de 2003, com fundamento no art. 11, inciso VI, da Lei 9.615/98, e no art. 42 da Lei 10.671/03).


Vale frisar que, no termos do art. 1º da apontada Resolução, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva se aplica a todas as competições desportivas que se iniciarem após sua vigência, como foi o caso do Campeonato Nacional de Basquete Masculino de 2006.


A par disso, no que diz respeito à utilização irregular de atletas, o art. 214 do CBJD diz, textualmente, que fica mantido o resultado da partida, para todos os efeitos previstos no regulamento da competição, ainda que a equipe responsável perca o dobro dos pontos disputados:


“Art 214. Incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente.


” “PENA: perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 5,000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).


” “§1º Fica mantido o resultado da partida, prova ou equivalente para todos os efeitos previstos no regulamento da competição.


” “§2º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista no parágrafo anterior em face da forma de disputa da competição, o infrator será desclassificado.


” “§3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.


” “§4º A ação disciplinar, nos casos previstos neste artigo, cabe privativamente à Justiça Desportiva.


” Neste contexto, por imperativo legal, a utilização irregular do atleta “Arnaldinho” pelo RIO DE JANEIRO-TELEMAR não tem o condão de alterar o resultado de qualquer partida do HEXAGONAL, mantendo-se, portanto, os placares de todos jogos e a classificação resultante do desempenho de cada equipe na quadra de jogo.


Trata-se de solução legal que prestigia o desempenho esportivo e evita que os tribunais (desportivos ou não) se tornem o segundo palco de equipes mal-sucedidas no confronto esportivo, respeitando, também e acima de tudo, os torcedores que prestigiam as competições e confiam cegamente na sua higidez e validade, independentemente de qualquer fator alheio.


Conseqüentemente, nos termos do regulamento da competição, deveriam se realizar as finais do Campeonato Nacional de 2006, entre FRANCA BASQUETE e COC-RIBEIRÃO PRETO, respectivamente, primeiro e segundo colocados do HEXAGONAL SEMIFINAL.


Sabe-se, todavia, que isso se tornou impossível, em razão da intervenção extra-esportiva (leia-se, suspensão do campeonato) provocada pelos mantenedores da equipe UNIVERSO/BRB/DF, a despeito da imperatividade do § 1º do art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBDJ).


Com efeito, a suspensão deu-se quando a temporada regular já estava se findando, inclusive pela aproximação de campeonatos de seleções (Sul-Americano e Mundial), com o inevitável término de contratos de atletas e habituais modificações dos elencos de todas as equipes masculinas do basquetebol nacional.


Para agravar ainda mais a situação, por decorrência direta da medida judicial que paralisou o campeonato, foi extinta a equipe adulta do COC-RIBEIRÃO PRETO, como tornou público seu presidente Chaim Zaher.


Destarte, não há mais como realizar o play-off final do Campeonato Nacional de Basquete de 2006.


Diante destes fatos, com a devida vênia, cabe à Confederação Brasileira de Basketball declarar o Franca Basquetebol Clube campeão 17º Campeonato Nacional Adulto Masculino/2006, posto que:


1. Foi o primeiro classificado da chave B do campeonato, de onde, inclusive, saíram os quatro clubes (Franca, Rio Claro, Brasília e Ribeirão Preto) que, após as oitavas-de-final e quartas-de-final, obtiveram lugar para disputar o Hexagonal Semifinal.


2. Foi o primeiro classificado do Hexagonal Semifinal.


Por todos estes fundamentos, pede-se a declaração oficial por parte da Confederação Brasileira de Basketball, dando o Franca Basquetebol Clube como campeão do 17º Campeonato Nacional Adulto Masculino / 2006.


Respeitosamente,


P/ FRANCA BASQUETEBOL CLUBE


Paulo Silas de Carvalho Presidente


José Luiz Lana Mattos - Advogado

Wednesday, February 21, 2007

FRANCA ESTRÉIA CONTRA SAN JOSE NA LIGA SUL-AMERICANA


A tabela completa do Grupo C da fase inicial da 11a edição da Liga Sul-americana de Clubes – 2007, que será disputada entre os dias 02 e 04 de março, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade Franca (SP), já foi definida. O Unimed/Franca BC estréia contra o Santo Jose, do Paraguai, no dia 02 de março (sexta-feira), com horário a ser confirmado.No dia 03 de março (sábado), os comandados de Hélio Rubens Garcia encaram o Gatos de Monagas, da Venezuela, também com horário a ser confirmado. No dia 04 de março (domingo), quando acontece a rodada final, o Unimed/Franca BC encara o Malvín, do Uruguai, também com horário a ser definido.

TABELA COMPLETA


02 de março de 2007 (sexta-feira)
Gatos de Monagas x Malvín
Unimed/Franca BC x San Jose

03 de março de 2007 (sábado)
Malvín x San Jose
Unimed/Franca BC x Gatos de Monagas

04 de março de 2007 (domingo)
San Jose x Gatos de Monagas
Unimed/Franca BC x Malvín

Tuesday, February 13, 2007

Franca vai em busa de um novo desafio!!!

O Unimed/Franca BC conclui sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2006, nesta quarta-feira (14 de fevereiro), às 19h00, no ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano), na cidade de São Paulo (SP), quando enfrentará o CA Paulistano. Classificado e com a primeira colocação garantida, este será mais um "amistoso" ao time francano. Mas, o guerreiro Murilo não pensa desta maneira. "Vamos enfrentar um dos candidatos ao título, por isso, vencê-los é sempre importante. Não estamos encarando este jogo com um amistoso, vamos buscar o resultado positivo, mesmo atuando fora de casa", explica o pivô, que é jogador mais eficiente da competição, de acordo com a estatística da Federação Paulista de Basketball (FPB), com média de 20,4 por partida. No duelo válido pelo turno desta fase inicial do estadual, vitória do Unimed/Franca BC, atuando em seus domínios, por 92 a 75. O time francano lidera a competição, contabilizando 49 pontos, em 25 jogos realizados (24 vitórias e 01 derrota). O CA Paulistano, por sua vez, figura no quinto lugar, somando 40 pontos, com as mesmas 25 partidas disputadas (15 vitórias e 10 derrotas).

Monday, February 12, 2007


Começou no dia 09 de fevereiro, a campanha para escolha do nome do novo mascote do Franca Basquete Clube. O animal escolhido para representar o time é o canguru, devido à sua energia eficaz para o salto e sua elasticidade – por exemplo, os cangurus vermelhos, em alta velocidade, podem atingir 5m ou mais em um único salto. Eles podem alcançar velocidades de mais de 50km/h, em um curto espaço, além do espírito de disputa quando ameaçados por rivais.As opções sugeridas a população são: Cestola, Guru e Brother. Serão colocados displays com urnas em alguns pontos e datas estratégicas para que às pessoas possam fazer a votação. Os locais são estes:• Galo Branco – até 21 de fevereiro• City Posto – até 21 de fevereiro• Restaurante Barão – de 21 a 26 de fevereiro• Magazine Luíza (Leporace) – de 21 a 26 de fevereiroOu então a votação pode ser feita através do e-mail: enquete@francabasquetebol.com.br. Escolha um dos três nomes e envie a sua mensagem.

Franca vence!!!!

O líder Unimed/Franca BC deu seqüência a sua série de resultados positivos no Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2006 ao bater o São Caetano EC, atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), por 108 a 75 (66 a 33 no primeiro tempo), em jogo válido pela penúltima rodada do returno da fase inicial. Os jogadores mais efetivos foram Murilo (29 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e Matheus (19 pontos, 05 rebotes e 09 assistências), pelo time francano; Fernando (14 pontos e 05 rebotes) e Felipe (14 pontos, 09 rebotes e 03 assistências), em favor do representante do Grande ABC. Com esta vitória, os comandados de Hélio Rubens Garcia chegaram aos 49 pontos, em 25 jogos disputados (24 vitórias e 01 derrota), ocupando à primeira colocação, já garantido no playoff. O Unimed/Franca BC encerra sua participação na fase inicial na quarta-feira (14 de fevereiro), às 19h00, na Capital, enfrentando o CA Paulistano.

Saturday, February 10, 2007

Franca escolhe mascote!!!


O Franca Basquetebol Clube está numa campanha para escolha do nome do seu novo mascote.O animal escolhido para representar o time é o canguru, devido a sua energia eficaz para o salto e sua elasticidade.Por exemplo, os cangurus vermelhos em alta velocidade podem cobrir 5 m ou mais em um único salto. Eles podem alcançar velocidades de mais de 50 km/h, em um curto espaço, além do espírito de disputa quando ameaçados por rivais.

Franca joga contra o São Caetano


O Unimed/Franca BC enfrenta o São Caetano EC, neste domingo (11 de fevereiro), às 18h30, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), pela penúltima rodada do returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2006, com a expectativa de se reencontrar com as vitórias. A novidade do Unimed/Franca pode ser o retorno do ala Fransérgio, que desfalcou o time nos dois últimos compromissos pelo Campeonato Nacional. "Ele passará por uma avaliação, mas à tendência é que ele volte e atue contra São Caetano", relata o técnico Hélio Rubens Garcia. Na classificação geral do estadual, o Unimed/Franca BC ocupa a liderança, contabilizando 47 pontos, em 24 jogos disputados (23 vitórias e 01 derrota). Já o São Caetano EC figura na oitava colocação, com 34 pontos e as mesmas 24 partidas realizadas (10 vitórias e 14 derrotas). Na última vez que estes dois times se enfrentaram, pelo turno da fase inicial do estadual, vitória do Unimed/Franca BC, mesmo jogando no Grande ABC, por 87 a 71.

Franca perde de novo

Pela 12a semana de disputas da fase inicial do Campeonato Nacional Masculino – 2006/2007, o Unimed/Franca BC foi superado pelo Uberlândia, atuando no Triângulo Mineiro, por 83 a 77 (47 a 43 no primeiro tempo).Os principais pontuadores do encontro foram Derrick Lang (22 pontos, 09 rebotes, 02 bloqueios, 01 bola recuperada e 01 assistência) e Matheus (17 pontos), pelo time paulista; Hélio (23 pontos) e Alfredo (23 pontos), em favor dos mineiros.O time comandado pelo técnico Hélio Rubens Garcia buscará a reabilitação, enfrentando o Iguaçu Basquete-RJ, no dia 28 de fevereiro (quarta-feira), às 20h00, em Franca (SP), pela 15a semana. Já pelo Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2006, o líder Unimed/Franca BC joga contra o São Caetano EC, às 18h30, no domingo (11 de fevereiro), em Franca (SP), pela 12a rodada do returno da fase inicial.

Brasília vence Franca


O Unimed/Franca BC foi superado pelo Brasília, na noite desta terça-feira (06 de fevereiro), por 90 a 86 (49 a 48 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio da ACEB, em Brasília (DF), pela 12a semana de disputas da fase inicial. Os destaques do time francano no encontro foram Helinho (21 pontos, 05 rebotes, 01 bola recuperada e 07 assistências), Murilo (19 pontos, 08 rebotes, 02 bloqueios e 04 assistências) e William Drudi (16 pontos e 05 rebotes). O ala Alex, do representante do Distrito Federal, foi o principal nome da sua equipe, anotando 23 pontos. Com este resultado, o Unimed/Franca BC figura na quarta colocação na classificação geral, com 77,8% de aproveitamento – 07 vitórias e 02 derrotas. O time do Interior Paulista buscará a reabilitação enfrentando o Uberlândia, na quinta-feira (08 de fevereiro), às 20h00, no Triângulo Mineiro, ainda pela 12a semana.

Tuesday, February 06, 2007

Garotada vence Hebraica!!!


Mesmo poupando alguns jogadores desgastados pela longa seqüência de jogos, o Unimed/Franca BC conseguiu mais um resultado importante ao suplantar a Hebraica de São Paulo, no sábado (03 de fevereiro), mesmo atuando no ginásio Centro Cívico (A Hebraica), na cidade de São Paulo (SP), por 110 a 105 (60 a 48 no primeiro tempo), pela 11a rodada do returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2006.

O jogo foi bastante movimentado, com as duas equipes correndo atrás do resultado positivo, fato este que alegrou ao público que compareceu em bom número ao ginásio. O time francano conseguiu uma boa vantagem, mas o representante da Capital reagiu, porém sem conseguir comandar o marcador.

Os destaques do encontro foram Fernando Fischer (33 pontos, 01 rebote, 01 assistência e 03 bolas recuperadas) e Fábio Sapão (20 pontos, 09 rebotes e 01 assistência), pelo time da Capital; Cauê (25 pontos, 07 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Túlio (21 pontos, 06 rebotes, 04 assistências, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), em favor do representante do Interior.

"Esta foi uma vitória importante, pois mantém o time com uma boa seqüência no estadual. Os jogadores mais jovens tiveram um tempo maior de quadra e é importante para a continuidade das competições, em especial no playoff, quando o elenco precisa estar pronto", analisa o norte-americano Derek Lang, do Unimed/Franca BC.

Com esta vitória, o Unimed/Franca BC chegou aos 47 pontos, em 24 jogos disputados (23 vitórias e 01 derrota). O time comandado pelo técnico Hélio Rubens Garcia volta a quadra na terça-feira (06 de fevereiro), às 20h30, no Distrito Federal, para enfrentar o Brasília, pela 12a semana de disputas da fase inicial do Campeonato Nacional Masculino – 2006/2007.

Na seqüência, especificamente na quinta-feira (08 de fevereiro), o Unimed/Franca BC joga contra o Uberlândia, também fora de casa, às 20h00, ainda pela 12a semana. Pelo estadual, o próximo desafio acontece no domingo (11 de fevereiro), às 18h30, em Franca (SP), contra o São Caetano EC, pela penúltima rodada da fase de classificação.

Friday, February 02, 2007

Franca vence São José!!!!!!


Apesar de um começo equilibrado, o Unimed/Franca venceu fácil o time de São José dos Campos, fora de casa, por 96 a 81 (51 a 40 no primeiro tempo) ontem. O cestinha do jogo foi o ala Rogério, que vem jogando improvisado como pivô. Ele marcou 26 pontos. O pivô Murilo conseguiu o double-double ao marcar 23 pontos e pegar 10 rebotes.

O Unimed é o líder isolado do Estadual, com 45 pontos. Hélio Rubens, que continua sem poder contar com o pivô Estevam, contundido e ontem escalou Helinho, Fransérgio, Derrick, Rogério e Murilo como titulares.

O jogo começou com o Unimed/Franca cinco pontos atrás no marcador. Errando muito nos minutos iniciais, o time quase perdeu o primeiro quarto. A equipe reagiu e no final do período Rogério acertou uma cesta de três pontos. Final: 27 a 27.

No segundo quarto, Helinho acabou “virando” o pé direito e bateu o cotovelo ao cair após uma disputa de bola e foi para o banco de reservas. Nesse período o São José abriu seis pontos de diferença (37 a 31). Mais uma vez Rogério deixou tudo igual: 37 a 37 e Murilo e Matheus colocam o time, pela primeira vez à frente do marcador: 43 a 40. Franca passou a acertar mais, ampliou a diferença e fechou o segundo quarto em 24 a 13. O primeiro tempo terminou em 51 a 40.

Na volta dos vestiários, os donos da casa diminuíram a diferença para cinco pontos, mas a reação dos francanos veio em seguida. O Unimed venceu o período por 22 a 16, fechando o placar do terceiro quarto em 73 a 56.

Nos dez minutos finais, o Unimed administrou o placar e venceu pela 23ª vez seguida no Estadual, por 96 a 81.

O Unimed/Franca volta a jogar amanhã, em São Paulo, contra a Hebraica. A partida tem início previsto para as 20 horas.

Nos outros dois jogos da rodada, o Rio Claro, que jogava em casa, passou fácil por Assis, vencendo por 80 a 64 (40 a 31 no primeiro tempo). O cestinha foi Márcio, da equipe mandante, com 28 pontos. No outro jogo da noite, Limeira derrotou a Hebraica por 97 a 91 (57 a 34 no primeiro tempo). O maior pontuador foi Fischer, da equipe da Capital com 24 pontos.