Helio Rubens prefere Nacional com 16 times
Embora o Campeonato Nacional de 2006 ainda não tenha um campeão, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) já está programando a competição do ano que vem. Foi realizada esta semana, em São Paulo, uma reunião com os clubes. Gerasime Nicola Bozikis, o Grego, presidente da CBB, chegou a sugerir um torneio com 22 clubes, mas foi proposto que o Nacional fosse fracionado em duas divisões, com 15 equipes em cada.
O treinador do Franca Basquete, Hélio Rubens Garcia, defende a segunda opção. Para ele, o ideal é uma competição com no máximo 16 clubes. “Na situação atual do basquete, acho que 15 ou 16 equipes está ótimo. Com esse número conseguiremos manter o nível técnico mais próximo. Com muitos clubes, o torneio terá muitas equipes fortes e outras bem mais fracas”, disse.
O técnico também está treinando forte para a disputa do Estadual, que começará em outubro. O grupo está treinando em dois períodos e, na tarde de ontem, houve a apresentação do ala Fransérgio, que acertou sua permanência na equipe. “À tarde mesclamos com juvenis para fazer um treino tático. Pela manhã, eles estão fazendo musculação”. Hélio Rubens ainda aguarda um contato com o agente de Brown, pois o clube quer contratar mais um pivô e um ala.
Os únicos contratados que não treinam com a equipe são Murilo e Estevam, que estão na China com a seleção. No primeiro amistoso, contra os Estados Unidos, a equipe brasileira perdeu por 90 a 86 (52 a 38 no primeiro tempo).